Fique por dentro das notícias

À Instituição Aparecido Savegnago


O Hospital de Olhos e Clínicas Especializadas através de seu corpo clínico sente-se honrado em ser há algum tempo parceiro desta tão importante instituição.
Toda sociedade necessita e se beneficia de mãos que se juntam para transformarem pessoas para que possam viver melhor.

No mês de Outubro, em que se comemora o dia mundial do combate à cegueira, fizemos uma ação conjunta que consideramos de grande valia.

É importante salientar: 👇🏼

“A OMS se uniu a outras instituições globais para, ao menos um dia por ano, chamar a atenção de toda a sociedade para os perigos da cegueira evitável: o Dia Mundial da Visão, comemorado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de outubro. Nesta data, em todo o planeta, médicos, pacientes, autoridades e comunidades realizam ações de conscientização e esclarecimento para que todos reflitam sobre como responder à seguinte pergunta: o que está ao nosso alcance fazer para que possamos reduzir esses números?”

Foi feito um trabalho com os médicos e as assistentes do HOCE conjuntamente com doações de armações pela Óticas Carol.

Em um primeiro momento, foram atendidos pelas assistentes, com a realização de acuidade visual, 44 alunos da instituição. Destes foram selecionados 18 que apresentaram baixa acuidade( dificuldade de visão).
Em uma segunda etapa, os 18 alunos selecionados retornaram ao Hospital para passarem em consulta com os oftalmologistas.

De todos os 18 avaliados, 10 nunca tinham usado óculos, com idades que variaram de 8 a 17 anos.
Outros 6 já usavam e precisavam de correção.
Os diagnósticos feitos foram: miopia, astigmatismo, hipermetropia e ceratocone.

No segundo dia, após o diagnóstico, os alunos eram encaminhados para escolha e execução dos óculos, que foram doados pela Óticas Carol.

O que foi notado com grande preocupação, foi o fato de haverem 10 alunos que nunca haviam tido diagnóstico de baixa visão e que já em atividades escolares, sofriam as consequências dessa incapacidade.

Essa atividade foi com certeza muito importante para os alunos, mas para nós também, para que mais ainda, nos preocupemos com ações de conscientização por parte dos pais, educadores e médicos, da necessidade de estarem atentos a função visual das crianças e jovens.

“Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro.”

👉🏻 (Fontes: Conselho Brasileiro de Oftalmologia.)

Por mais essa oportunidade de colaborarmos com uma melhor saúde para a população, agradecemos.

👨🏻‍⚕️ Dr Antonio Baccega - CRM: 50.692
👨🏻‍⚕️ Dr Albano Baccega - CRM: 64.747

  • À Instituição Aparecido Savegnago


Voltar